O tesouro escondido de Olivier Levasseur

Postado em

gold-513062_1280 - Cópia

Olivier Levasseur, mais conhecido como “La Buse” (o Urubu), foi um famoso pirata francês conhecido pela velocidade e crueldade em seus saques. Mas o maior mistério que envolve seu nome é um tesouro, avaliado em 1 BILHÃO de libras… Sim, em torno de 4,5 bilhões de reais, que ele ,supostamente, teria escondido. Entenda:

O Pirata

O Urubu

La Buse nasceu em Calais, no norte da França. Trabalhou de corsário para a coroa francesa durante a Guerra da Sucessão Espanhola e, quando a guerra terminou, recebeu a ordem de voltar para casa. No ano de 1716 começou sua “carreira” como pirata.

A partir de 1720 juntou-se com outro pirata, o inglês Taylor, e passou a comandar seus saques a partir da ilha de Sainte-Marie, na costa de Madagascar.

O maior de seus ataques aconteceu a um galeão português, quando este voltava para Lisboa. O saque foi muito bem sucedido, rendendo todo tipo de riquezas (barras de ouro e prata, seda, pedras preciosas, itens religiosos – o principal deles uma grande cruz dourada – etc).

Após conceder anistia aos piratas que participaram do roubo, La Buse também tentou negociar o seu perdão, mas o governo francês queria a maior parte do tesouro saqueado de volta. Levasseur não aceitou e fugiu para o arquipélago de Seychelles, próximo à Madagascar, onde permaneceu escondido. Apesar do esforço, acabou sendo capturado e, em 1730, sob a acusação de pirataria, La Buse foi encorcado.

E o Tesouro?

Segundo histórias, Olivier Levasseur levava consigo um colar que continha um código criptografado de 17 linhas e que, quando estava para ser enforcado, jogou o colar em direção à multidão que assistia a sua execução e proferiu algumas palavras, algo do tipo: “Aquele que decifrar encontrará o meu tesouro”. Ninguém sabe o que aconteceu com este colar, mas o criptograma contido nele apareceu, o que instigou vários caçadores a buscarem o tal tesouro.

Criptograma de La Buse

A caça ao tesouro não deu resultado, pelo menos não até o momento. O tesouro não foi encontrado, porém alguns caçadores acabaram encontrando alguns esqueletos de piratas (foram identificados como sendo de piratas através de algumas joias que usavam), armas antigas e também algumas estátuas, que poderiam ser pistas do paradeiro da tal fortuna. As pessoas que tentaram decifrar e que poderiam ter chegado ao texto correto afirmam que o código contém enigmas bem complicados, o que torna ainda mais difícil essa busca.

Ainda hoje, há quem esteja atrás do tesouro de La Buse, mas parece que o pirata não deixou isso tudo de mão beijada.

Deixe um comentário